+ 007 548 58 5400

Hot Line Number

1240 Park Avenue

NYC, USA 256323

7:30 AM - 7:30 PM

Monday to Saturday

Bitcoin é halal?

11 Aug

Bitcoin é halal?

Com os muçulmanos constituindo um quarto da população mundial, um claro consenso sobre a visão islâmica do Bitcoin Revolution tem implicações globais.

Em resumo O uso de Bitcoin sob a lei islâmica tem sido um tema de discussão nos últimos anos, já que muitos muçulmanos se preocupam que os investimentos em Bitcoin possam ser haram.

De acordo com interpretações eruditas recentes, a maioria dos usos gerais do Bitcoin é considerada como permitida no Islã.
Entretanto, o jogo, o empréstimo e alguns tipos de comércio com moeda criptográfica são quase certamente proibidos.

Se Bitcoin é halal ou não tem sido um ponto de discórdia para muitos muçulmanos, assim como para vários bancos e autoridades financeiras islâmicas nos últimos anos.

Isto deixou muitos muçulmanos preocupados em investir em moedas criptográficas – especialmente em épocas de crescimento extremo – pois não podiam ter certeza se a apreciação de seu investimento seria considerada haram (proibida) ou halal (permitida) sob a lei islâmica.

Com cerca de 1,9 bilhões de muçulmanos no mundo, o equivalente a quase um quarto da população mundial, um claro consenso sobre a visão islâmica do Bitcoin poderia ser uma grande vantagem para a adoção.

Bitcoin é (em sua maioria) halal, dizem os estudiosos

De acordo com a Lei Islâmica, há uma série de critérios que os indivíduos devem seguir, a fim de garantir que seu investimento ou outra renda seja considerada halal.

Para um, a renda obtida por meios antiéticos ou exploradores, tais como suborno, extorsão e exploração é considerada haram. Seria um desafio argumentar que o simples uso do Bitcoin como um método de pagamento padrão violaria este princípio.

Até agora, ainda não existem diretrizes oficiais claras sobre se os muçulmanos devem ou não investir na Bitcoin. Esta tarefa recairia sobre os legisladores que codificaram os preceitos religiosos do Islã, mas tal empreendimento ainda não foi concluído. Apesar disso, vários estudiosos islâmicos ofereceram sua interpretação da Lei Canônica Islâmica e como ela se aplica ao Bitcoin.

Talvez a mais abrangente destas interpretações tenha sido publicada pelo ex-conselheiro da Shariah para Blossom Finance, Mufti Muhammad Abu-Bakar.

Seu relatório, que foi atualizado pela última vez em dezembro de 2019, argumenta que todas as moedas são especulativas até certo ponto devido à natureza da oferta e da demanda; uma vez que as moedas fiat, o ouro e a maioria dos outros instrumentos financeiros são permissíveis sob a Sharia, assim também deveria ser Bitcoin.

Da mesma forma, embora haja um argumento de que o Bitcoin às vezes é usado para fins ilegais, Mufti Muhammad Abu-Bakar argumenta que isso não torna o Bitcoin em si ilegal, e apresenta a seguinte analogia para demonstrar isso:

„Em termos gerais, o uso de algo lícito para um propósito ilegal não torna a coisa em si ilegal“. Por unanimidade, as quatro escolas sunitas de pensamento pela venda lícita de uvas.

Malekis e Hanbalis consideram inválida a venda de uvas a um comerciante de vinho, enquanto que Hanafi’s e Shafe’s simplesmente desencorajam tais vendas“.

Certos usos do Bitcoin são considerados haram

Embora a maioria dos usos do Bitcoin possa ser fortemente argumentada como sendo halal, há vários usos populares que são quase certamente haram.

Um deles é o jogo de azar. Uma vez que o jogo, em geral, é proibido pela lei Sharia, o mesmo acontece com o jogo com Bitcoin. Alguns também estendem isto ao comércio de moedas criptográficas, já que muitos comerciantes de moedas criptográficas estão efetivamente adivinhando seu caminho através do mercado – o que poderia ser considerado como jogo de azar.

Outros usos mais recentes para o Bitcoin também podem ser considerados haram, incluindo seu uso em empréstimos de margem e de financiamento descentralizado (DeFi).

Uma vez que ganhar juros (ou pagar) juros sobre empréstimos é considerado „riba“ ou injusto, os indivíduos não poderiam cobrar juros sobre empréstimos ou receber um empréstimo Bitcoin se os juros fossem cobrados. Isto significa essencialmente que o uso do Bitcoin (ou mais especificamente, o Bitcoin embrulhado) com a maioria dos protocolos de DeFi é provavelmente haram.